PÁGINA INICIAL > NOTICIAS > IMPRIME > 29069 > INCÊNDIO FAB FAZ QUATRO LANçAMENTOS DE áGUA NO PRIMEIRO DIA DE COMBATE AO FOGO NO CHILE

INCÊNDIO

FAB faz quatro lançamentos de água no primeiro dia de combate ao fogo no Chile

Publicado: 2017-01-31 13:28:00
Aeronave equipada com sistema MAFFS atuou na região de Bío-Bío na tarde de segunda-feira (30/01)

O avião C-130 Hércules da Força Aérea Brasileira (FAB) começou a combater os incêndios no Chile, na região de Bío-Bío, na tarde de segunda-feira (30/01). A equipe que opera a partir do aeroporto de Carriel Sur, na cidade de Talcahuano, região metropolitana de Concepción, segunda maior cidade chilena e capital da região, conseguiu realizar quatro saídas para combater os incêndios em uma área de colina (cerro) a 24 km do local, o que equivale a cerca de 5 minutos de voo. A cada decolagem, 12 mil litros de água foram lançados sobre a floresta.

De acordo com o comandante do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT), Tenente-Coronel Marcelo da Silva Ribeiro, o grupo atuou até próximo das 22h (hora local), enquanto havia luminosidade. “Fizemos a quarta e última saída próximo do pôr-do-sol. O ponto de combate foi em uma área de floresta próxima à área habitada”, explica. “Foi tudo dentro do previsto. Usamos a técnica de downhill (morro abaixo). Nada fora do contexto do que executamos nos treinamentos”, complementa.

A aeronave está equipada com o sistema MAFFS (sigla em inglês de Modular Airborne Fire Fighting System). Dois tubos projetam-se pela porta traseira do C-130 e, a uma altitude média de 150 pés (cerca de 46 metros de altura), despejam água sobre as áreas previamente determinadas.

Para esta terça-feira (31/01), a FAB vai receber da Corporación Nacional Forestal (Conaf), que coordena a ajuda internacional, os focos de incêndio que deverão ser combatidos. Segundo o Adido Aeronáutico do Brasil, Coronel Aviador Paulo Cesar Andari, a Força Aérea vai atuar dentro das solicitações da Conaf. “A ideia é atender o dia todo, com as tripulações se revezando. A FAB vai atuar onde os brigadistas não chegam”, afirma.

Ajuda internacional - De acordo com o gerente do aeroporto Carriel Sur, Daniel Aravena Ojeda, o local é usado como base de operações da FAB e também pelos brigadistas da Conaf, para atuar em emergências no sul do Chile. “As operações do Na segunda (30), o ponto de combate fica a 24km do aeroportoaeroporto foram transformadas para a recepção de toda colaboração e ajuda dos países, como Brasil, Colômbia e Espanha”, afirma.

Na avaliação do gerente, a colaboração internacional, por meio do uso de aviões equipados, torna as ações contra o fogo mais efetivas. “Por meio da atuação da aeronave da Força Aérea do Chile e das aeronaves da Força Aérea Brasileira podemos ter uma melhor ação contra o fogo. A ajuda das aeronaves que estão decolando de Santiago, como o SuperTanker 747 e o Ilyushin IL-76, também são um grande apoio”, conclui.

Entenda - Dois aviões C-130 Hércules da FAB (Um equipado com o sistema MAFFS e o outro com os materiais de suporte) saíram do Rio de Janeiro na manhã de domingo (29) com 28 militares a bordo. As aeronaves chegaram à Base Aérea de Pudahuel, na capital Santiago, no domingo por volta das 13h (hora local). Os aviões seguiram para Concepción no fim da manhã de segunda-feira (30). 

Acompanhe a atuação da FAB no combate aos incêndios no Chile por meio das imagens registradas na cabine do C-130 Hércules: